quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reciclagem de Alimentos






Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar diversos sites sobre o tema reciclagem de comida. O ato de reciclar pode se dividir em três: reaproveitamento, reciclagem de restos de comida e, o mais comum, a separação do lixo.

A maioria dos alimentos possui diversas propriedades encontradas em suas cascas ou folhas. Alguns alimentos inclusive podem ser aproveitados integralmente, como as folhas de cenoura, de beterraba, ou as cascas de batata, de banana ou laranja.

Não há hoje tal conscientização, principalmente no Brasil. Diversas toneladas de alimentos são desperdiçadas por falta de conhecimento, além de outros fatores como má estocagem e falta de distribuição. Seguem alguns dados:

“Atualmente, das 10 mil toneladas de produtos que entram diariamente no CEAGESP, 1% vai para o lixo - 100 toneladas são 100 mil kg/dia! Entre 30% e 50% do lixo é composto de alimento próprio para o consumo.”, da Central de Abastecimento para o Estado de São Paulo.

“Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.”, do caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003).

“Uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente. Isso significa uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.”, do Akatu, 2004.

De acordo com o site www.bancodealimentos.org.br, entre 30 e 50 toneladas por dia poderiam alimentar grande parte da população carente. No entanto, a falta de planejamento educacional para sustentação da base deixa cada vez mais longe a possibilidade de erradicação da fome no Brasil.

Procurando sobre o tema na internet, encontrei uma apostila com algumas dicas e receitas de um antigo projeto do Serviço Social do Comércio, SESC, chamado Mesa Brasil.
http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf

Abaixo, segue uma dica fácil, encaminhada pela Kelly, da coluna A Moda Mudou.

Bolo de casca de banana

Ingredientes
4 xícaras de chá de casca de banana bem lavada (banana nanica)
2 ovos
2 xícaras de leite
2 colheres sopa de margarina
3 xícaras de farinha de rosca
3 xícaras açúcar (para diabéticos 3 xícaras de chá de adoçante Tal e Qual)
1 colher de fermento em pó

Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve na geladeira.
Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana.
Despeje a mistura numa tigela, e vá acrescentando, delicadamente, a farinha de rosca e as claras. Por último, o fermento.
Despeje na assadeira untada com margarina e farinha e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 40 minutos.

Dica de cobertura
Meia xícara chá de açúcar (ou adoçante), 1 ½ de chá de água, 4 bananas e meio limão. Derreta o açúcar e junte a água para fazer um caramelo, acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de meio limão. Deixe cozinhar e jogue no bolo ainda quente.

Pode-se jogar uvas passas por cima como na foto ao lado, fica muito gostoso também !

Um comentário:

  1. Os comerciais do "Futura" de antigamente davam várias receitas dessas de casca de tudo! Confesso que eu torcia no nariz pra muitas delas, mas ficava bem curiosa pra saber se eram boas mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir