sexta-feira, 11 de março de 2011

AOS LEITORES FRENÉTICOS







Uma das grandes questões que atormentam os leitores é: qual é o próximo da fila? Como escolher um título num mar de lançamentos? Pois para esse e outros usos hoje vou indicar alguns links que podem ser úteis aos que emendam um livro no outro.

Você conhece o Skoob (http://www.skoob.com.br/)? Não? Então, saia do Facebook e vá conhecer uma rede social onde só se fala de um assunto: literatura. Não é preciso convite, nem RSVP, nem outras frescuras. Acessou, cadastrou, já pode usar. Encontre seus amigos, envie convites aos que ainda não estão por lá e monte sua estante virtual (difícil lembrar-se de todas as leituras!). Lá você pode dar notas, escrever críticas, comentários e tem até fóruns de discussão! Acompanhe ainda as atualizações dos seus amigos... Quem está lendo o quê, quem abandonou qual livro (daí rola perguntar porquê e evitar um livro ruim). Tem tanta informação bacana que dá pra se perder.

Existem também vários portais e sites dedicados a literatura. Lançamentos, críticas, colunas, entrevistas, blogs, novos autores... As possibilidades são infinitas. Aos rebeldes, fãs da literatura mais “suja”, digamos assim, sugiro o Vaca Tussa (http://www.vacatussa.com/). Este site traz todo o conteúdo literário, porém numa linguagem jovem, bem acessível. Indico a coluna Umbigocêntrico. Demais.

Para um conteúdo mais didático ou apenas para conhecer melhor a literatura de língua portuguesa, vá ao Literatura On Line (http://www.lol.pro.br/). Cada página tem o nome de um autor clássico e conteúdo diferenciado como aulas sobre escolas literárias e agenda cultural. Indico ainda o Portal Literal (http://portalliteral.terra.com.br/) que além dos textos ainda conta com uma TV e rádio de mesmo conteúdo. Mais importante, o Portal Literal traz também a página oficial de alguns autores nacionais. Na página do Ferreira Gullar tem e-poemas!

A internet é cheia de conteúdo bacana aos leitores e existem diversos sites como os que citei por aqui, mas me limitei a colocar as minhas fontes de pesquisa e onde busco novos títulos para agregar e estudar. Sem esquecer que as páginas dos próprios autores também são fontes de muita informação bacana, cabe procurar.

Fica aqui o meu lamento... Bem que os autores poderiam aderir mais a internet, não é? Já pensou se o João Ubaldo Ribeiro aderisse ao Twitter? E o Analista de Bagé? Muitas risadas, follows e RTs na certa!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, Tati!
    Estamos cada vez mais cercados por informações, realmente fica difícil selecionar conteúdos bons e que valham a pena o nosso tempo e investimento. Com certeza as dicas dos amigos e de outros consumidores ajudam bastante.

    bjs,
    Danielle Braga

    ResponderExcluir