Olá querido leitor,
Redação Publicitária é uma das disciplinas que leciono nos cursos de comunicação. Não é raro ver no rosto dos alunos um ar de “descontentamento” quando os oriento para reescreverem um anúncio. Foi esse “ar” que me conduziu nesta coluna.
Durante essa semana fiquei pensando na frase que diz: “A genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Pura verdade! Um espetáculo de ballet pode parecer fácil, mas vocês viram a loucura dos ensaios retratados em Cisne Negro? 1% X 99%.
Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do mundo, diz que para fazer boa propaganda é necessário nos alimentarmos da vida, pois, se nos alimentarmos de propaganda, estaremos apenas fazendo aquilo que já foi feito. Lembrei-me de uma pancada de bandas que comentam sobre a originalidade de suas obras e a relação com as diversas influências dos integrantes.
Dá pra imaginar uma pianista russa com influências de literatura? Isso mesmo, como as letras podem influenciar a música? Regina Spektor, uma cantora com pouco mais de 30 anos de idade influenciada por um escritor inglês que nasceu quase 500 anos antes dela, William Shakespeare, por Virginia Woolf e por escritos bíblicos e Judaicos (sua religião).
Penso que parte dos 99% da transpiração podem ser especialmente deliciosos. A fatia que Olivetto chama de “alimentarmos da vida”. Ao ler um bom livro, um bom espetáculo, um desenho animado, um funk carioca, a bíblia, o alcorão, o chapolin ou um bom churrasco com os amigo, estamos vivendo.
Quer fazer algo original? Lembre-se:
A arte precisa de vida. A vida precisa de arte.
Viver é urgente!
OBS: ahhhh! Esqueci... indico: www.reginaspektor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário