terça-feira, 19 de abril de 2011

Tropa de Elite 2 inaugura locadora virtual da Net

Wagner Moura em cena de Tropa de Elite 2 (Fotos: Divulgação)

Com o filme Tropa de Elite 2 como carro-chefe, a Net estreia no próximo dia 25 o seu serviço de video-on-demand (VOD), ou vídeo sob encomenda.

Now, como o produto foi batizado, começará a ser oferecido inicialmente apenas na capital de São Paulo, mas deverá estar nas principais cidades do país até o final do ano.

O serviço funcionará como uma locadora virtual. O assinante escolhe um filme entre os disponíveis e o assiste quantas vezes quiser durante 24 ou 48 horas. Inicia a sessão na hora em que quer, avança, retrocede e pausa. Pode começar o filme em um televisor e terminar em outro dentro da mesma casa.

A qualidade da imagem, em HD, pode ser melhor do que a do DVD, mas são poucos os títulos do Now com materiais extras (faixa comentada, making of).

Os filmes serão lançados no Now simultanemente ao mercado de home video. Ou seja, as locadoras terão um novo concorrente.

"O Now leva vantagem sobre a locadora, porque o cliente não tem que reservar o filme nem lembrar de devolvê-lo", diz Márcio Carvalho, diretor de serviços e produtos da Net.

Os preços também serão parecidos. Cada lançamento custará R$ 9,90. Filmes de "catálogo" sairão R$ 3,90.

Inicialmente, o Now oferecerá cerca de 2.000 títulos, dos quais 600 serão filmes para locação _25 lançamentos. Entre os lançamentos na estreia estarão, além de Tropa de Elite 2, Eclipse e Toy Story 3. Haverá renovação toda semana _alguns títulos entrarão e outros sairão.

Tela de acesso do Now

A tendência é o número de filmes e demais conteúdos aumentar gradativamente, abrindo espaço inclusive para produções independentes. "O céu é o limite", diz Fernando Magalhães, diretor de programação da Net.

Conteúdo de graça

O Now também oferecerá filmes sem custo extra ao asssinante. Será um novo canal do Telecine, o Telecine Play, que terá todo mês 30 títulos em cartaz nos canais Telecine.

O serviço só estará disponível somente para quem assina os canais Telecine. A vantagem do Play sobre os demais canais será poder assistir ao filme na hora em que quiser.

Também serão gratuitos conteúdos dos canais lineares, como programas especiais do SporTV, do Multishow (Cilada, Casa do Rock), Globo News, Nickelodeon e Discovery (Planeta Terra). Esses programas poderão ter publicidade.

Temporadas inteiras de séries, como a quinta de Desperate Housewives(disponível gratuitamente na estreia do Now), deverão ser oferecidas, mais adiante, sob a forma de uma assinatura _o assinante pagará uma taxa mensal e passará a fazer parte de um "clube".

O Now também terá canais de música com imagens (videoclipes). Conteúdo em 3D haverá, mas ainda não há nada confirmado.

Como assinar

Não será cobrada taxa de adesão ao Now.

Toy Story 3 em projeção pelo Now

Todo assinante dos pacotes HD da Net de São Paulo, em tese, já está habilitado a receber o serviço de VOD. O assinante saberá que o produto está disponível para ele quando ligar o televisor e aparecer o logotipo do Now na tela inicial.

Segundo Marcio Carvalho, 60% da cidade de São Paulo, em tese, já pode receber o serviço.

Para ser ofertado, o video-on-demand exige uma boa estrutura de cabeamento em fibra óptica. O VOD transforma a operadora de uma distribuidora de 200 canais em uma distribuidora de milhares de canais. Isso porque quando um assinante assiste a um filme pelo VOD, ele está recebendo um sinal exclusivo dele.

A fibra óptica não chega até a casa do assinante. Ela vai até um determinado ponto, de onde os sinais seguem para as residências em cabos coaxiais.

A Net não divulgou um mapa dos bairros que primeiro receberão o Now. A operadora dará prioridade aos locais que têm maior concentração de assinantes de alta definição


Daniel Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário