sexta-feira, 6 de maio de 2011

Chico Buarque







Olá,
A esquizofrenia é uma doença com manifestações psíquicas. Entre outros sintomas, a pessoa com essa doença pode apresentar delírios, crendo em ideias falsas, alucinações e uma grave desorganização do pensamento.



Mas por qual motivo esse colunista, de um espaço dedicado à arte e cultura, começa seu texto com essas informações?
Caro leitor, descobri nesta páscoa que tive um surto contínuo de esquizofrenia durante anos. Sim, creio que passei a acreditar em ideias falsas e vivi com uma grave desorganização do tico e do teco.
Tal constatação se deu em minha viagem com a família para Guararapes, interior do estado de São Paulo. Nessa viagem a minha esposa, Caru, colocou um CD do Chico Buarque... e BANG!...&*@!.




Entre diversas belas canções, uma me chamou a atenção, Pelas Tabelas, de 1984. Uma música que mostra os delírios de uma pessoa esquizofrênica, apaixonada ou que, simplesmente, saiu da caverna do velho Platão.
Essa brincadeira entre uma doença grave, mas plenamente controlável com a nossa avançada psiquiatria, e a minha audição do CD do Chico foi apenas para ilustrar o quanto o preconceito pode fazer com que deixemos de conhecer obras de arte.

Antes pensava em Chico Buarque e visualizava um cantor desafinado e introvertido. Hoje, depois de ouvir com atenção um único álbum, vejo esse mesmo artista como um gênio.
Abaixo a letra da música que inspirou essa coluna. Não deixe de ouvir!
Jogue fora o preconceito. Não faça como esse que vos escreve.


Viver é urgente!
Daniel Ladeira – professorladeira@gmail.com






















Nenhum comentário:

Postar um comentário