quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Critica - Tropa de Elite 2 - O Inimigo agora é outro


“Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro”, vem angariando a cada dia mais espectadores e faz do boca a boca sua maior arma. Até o momento foram mais de 5milhões de espectadores que lotaram as salas de cinema para assistir a mais nova aventura do Capitão Nascimento, ou melhor Tenente-Coronel Nascimento que nessa sequencia possui outra patente e função.

Seus produtores, esperam chegar a marca de 10milhões de espectadores, com isso o filme Tropa de Elite 2 se aproximará de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto, que fez 10,7 milhões, importante salientar que Dona Flor, na sua época disponha 3,3 mil telas de cinema e não sofria concorrência com Internet, DVDs e principalmente a pirataria.

Mas afinal, o que faz do filme Tropa de Elite 2, ser tão atrativo ?
Primeiramente, o filme possuiu uma identificação explicita da nossa realidade, mostrando para o grande público como nasce e funciona um sistema corrupto, que está impregnado em quase todas as instituições governamentais, tudo é mostrado de forma muito didática, por mais incrivel que isso possa parecer.

Sim, o roteiro, tem essa qualidade e proporciona ao espectador entrar em um mundo que sempre esteve a sua volta, e nunca percebeu, motivo pelo qual o filme para muitos é um grande “soco no estomago”, deixando você atordoado com a sequencia de acontecimentos que passa diante dos seus olhos, a sensação de que já vimos todos esse acontecimentos antes, não faz com que você disperse muito pelo contrário, o filme fica muito mais atrativo e real , pois conseguimos ver o que realmente tem por trás de tanta corrupção.

O filme ainda tem uma grande constelação de atores bem caracterizados, que fazem uma grande interpretação com muita intensidade, diálogos rápidos e uma linguagem “malandra” que deixe as cenas mais interessantes. Wagner Moura, dispensa comentários, perfeito como sempre. Seu Jorge, merece um destaque, está afinadíssimo no seu papel como líder de uma facção criminosa.
A direção de José Padilha impõem um ritmo veloz fazendo você não tirar os olhos da tela.
Padilha ainda consegue em muitos momentos mudar a direção para onde o filme caminha, resultado disso, uma sequencia de surpresas.

Tropa de Elite 2, é real, é provocativo, um grande filme onde a maior violência não estão nas cenas de tiroteio e tortura, mas sim, no genocídio social provocado por uma rede de políticos corruptos que exclui, mata e dizima uma parcela da população que mais necessita de apoio e ajuda.

Não deixe de assistir, vá ao cinema e esteja certo que a realidade é muito mais dura e cruel do que você pensa! Temos uma grande missão pela frente, para tentar mudar ou pelo menos amenizar tudo isso, e como diz o coronel Nascimento : Missão dada é Missão Cumprida ! Caveira !

Um comentário:

  1. Eu assisti o filme e achei excelente, um roteiro ótimo, com atores formidaves.O filme tbm destaca o "intermediario" (no caso as milicias)que esta entre os politicos corruptos e as comunidades carentes.Acho importante destacar tbm que o primeiro filme virou uma "culura de massa", a informação(o soco no estomago)que o segundo filme passa sobre a politicagem brasileira, transcede ricos e intelctuais e atinge um público carente de informações deste tipo.
    Como já citado na critica acima, para quem não tem noção de que os politicos, estão por trás de muita corrupção e tráfico de drogas na sociedade brasileira, o conteudo vai servir como forma de reflexão e opinião sobre esse sistema injusto e cruel que temos em nosso país.

    ResponderExcluir