segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Conta Comigo







Hoje tinha planejado escrever sobre outro assunto, mas, diante dos últimos acontecimentos provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro não tive como evitar, pois, todas ás vezes em que ligo a TV ou abro o jornal as manchetes sobre essa terrível tragédia estão lá.
Não tenho intenção de discutir aqui quem são os culpados, se a ocupação indiscriminada das áreas no entorno dos rios e montanhas ou a falta de regulamentação e controle dos governos que permitem construções nessas regiões. Agora que essa tragédia anunciada aconteceu fico imaginando como essas pessoas que perderam casa, parentes, amigos, vão continuar suas vidas, como acordar e ver que tudo é real e não apenas um pesadelo.
Quando uma catástrofe como esta acontece todos somos obrigados a aceitar a nossa condição humana, a nossa fragilidade diante de situações que não temos controle. Somente após esta constatação é possível buscar a superação e seguir em frente.
Me lembro de quando era criança e minha avó morava em uma região que sofria com enchentes. Os moradores construíam barragens na porta de casa para tentar evitar a entrada da água, mas um dia nada disso adiantou e água entrou na casa dela, a sala que tinha um piso de madeira que brilhava muito, ficou cheia de água. Todos os parentes e amigos inclusive as crianças se uniram com baldes e panelas para tirar a água da casa. Manifestações de solidariedade que ficaram na minha memória.
Para o psiquiatra José Toufic Thomé em entrevista ao Jornal Hoje do dia 13/01/2011, (clique aqui e veja a íntegra da entrevista) a solidariedade é uma forma das pessoas combaterem a própria impotência diante dos infortúnios, já que não foram atingidas diretamente por eles, e faz parte da natureza humana.
Acredito que esse seja o caminho, doloroso para todos, é verdade, mas sabendo que podemos contar uns com os outros fica mais fácil a tarefa de recomeçar.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário