quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Hambúrguer




O Hambúrguer, ícone da culinária norte-americana, não nasceu na terra do Tio Sam. Sabe-se por lá que ele veio da Alemanha, mais especificamente de uma região de nome sugestivo, Hamburgo.

Dizem aqui e acolá que o hambúrguer nasceu no século XVIII - cavaleiros tártaros, em suas jornadas, carregavam carne moída e crua amassada. Com o tempo essa carne tornava-se macia de mastigar porque ficava no lombo dos cavalos.

Os Estados Unidos fizeram o boom na iguaria. Foram eles os responsáveis por simplesmente incluir o pãozinho. Para os que assistiam desenhos na década de 70 a 90, uma curiosidade: o personagem Dudu, do desenho Popeye, foi criado no período pós-guerra, e teve seu nome adotado por uma rede de lanchonetes nos Estados Unidos (em inglês, Wimpy). Os hambúrgueres eram vendidos a 10 centavos de dólar. Imagine uma promoção dessas no McDonald’s!

Por aqui, o hambúrguer chegou com um americano chamado Robert Falkenburg em 1952, sendo o Rio de Janeiro a cidade eleita para a criação de seu primeiro restaurante, o Bob’s. Desde então, o hambúrguer se popularizou no Brasil. É possível encontrá-lo em barraquinhas a preços módicos e em restaurantes de luxo, feitos por chefs renomados. O hambúrguer amplia a ideia do que de fato pode ser experimentado em um estilo de comida. Além dos triviais, pode-se encontrar hambúrguer de siri, carneiro, costela, peixe, de vegetais... sem contar os acompanhamentos que recheiam e divertem.

Com certeza, na sua cidade tem um hambúrguer ou um tempero diferente. Gostaria de saber quais são os mais incomuns em sua cidade, ou se tem algum tradicional que não exista em outro lugar.

Antes de ir, deixo um vídeo do Adam Richman do programa americano Man vs Food. No reality show sobre comida, Adam mostra o maior hambúrguer do mundo.

Enjoy!
http://www.youtube.com/watch?v=XqIWPvCgi9g

Nenhum comentário:

Postar um comentário