O Ibope divulgou anteontem o balanço dos investimentos publicitários brasileiros em 2010. Pois bem, o gasto total dos anunciantes nacionais pulou de R$ 64 bilhoes em 2009 para mais de R$ 76 bilhoes em 2010. Isso significa um crescimento de nada menos de 19%, bem acima da previsao do aumento do PIB, que deve ficar aí na faixa dos 7%
O segmento que mais contribuiu para esse resultado foi o varejo. Nada menos que 22% de todo o investimento em mídia no país veio de empresas que atuam no comércio. Nao é a toa que o maior anunciante do Brasil, segundo o Ibope, é a Casas Bahia. A televisao continua sendo o meio mais requisitado - 53% do bolo publicitário br ficou nas maos das TVs no ano passado. Na 2a colocaçao ficaram os jornais, que concentram 21% desse total, seguidos por revistas (8%), TV por assinatura (8%), internet (4%) e rádio (4%). Nao houve em nenhum desses meios variaçao significativa nos últimos 2 anos, ou seja, ninguém ganhou ou perdeu muita participaçao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário