sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

The Joshua Tree: A dor, a melancolia, a espiritualidade – Contemple inteiro na solitude da alma!






Hoje não quero entrar no debate das questões éticas e artísticas que envolvem o compartilhamento de arquivos via Internet, em especial de músicas. Há alguns meses vi uma “briga” entre a cantora inglesa Lily Allen, que critica o compartilhamento, e artistas como Ed O´Brien, do Radiohead, que praticam a troca de músicas na rede.
O assunto ainda fervilha.
O ponto que me chama a atenção nesta historia é o esquecimento do conceito artístico de “álbum musical”, por grande parte dos adeptos de novas tecnologias.


É difícil imaginar um jovem da geração Y, dedicar tempo para apreciar um álbum completo, observando e sentindo quais as intenções e qual o estado de espírito do artista na concepção da obra.
Sei que na maioria dos álbuns há a mão precisa, ou intrometida (risos), de produtores e profissionais com olhar mercantilista.
Isso para mim, não importa!
Sempre gostei de sentir e procurar entender as razões pelas quais determinadas músicas foram escolhidas para o lado A, outras para o lado B, ou simplesmente nem entram na obra comercial.
Eu me emociono quando tenho a oportunidade de ouvir novamente, inteirinho, o álbum “The Joshua Tree” do U2. Em cada faixa a obra é capaz de levar o ouvinte a uma paisagem, deslocando-o do tempo e contexto. A dor, a melancolia, a espiritualidade estão presentes e delineadas não em uma música, mas em seu conjunto.
Há alguns anos, quando meus avós ainda eram vivos, costumava passar férias com eles em Caraguatatuba, litoral norte do estado de São Paulo. Gostava muito de caminhar sozinho na areia da praia, com o meu walkman (depois virou diskman), ouvindo esse álbum.
Sei que, mesmo molhando os pés na água do mar, as canções me levavam a locais diferentes. E o álbum tecia em minha alma a minha história, isso eu só consigo ver hoje. Algo íntimo, na solitude da alma. Dedicar tempo para apreciar uma obra musical é um investimento único. É a escolha da trilha sonora que compõe a nossa vida.

Para quem ainda não conhece, ou não teve a experiência de contemplar canção por canção, indico!
Banda: U2
Álbum: The Joshua Tree (1987)
1- Where the Streets Have No Name 2- I Still Haven't Found What I'm Looking For 3- With or Without You 4- Bullet the Blue Sky 5- Running to Stand Still 6- Red Hill Mining Town 7- In God's Country 8- Trip Through Your Wires 9- One Tree Hill 10- Exit 11- Mothers of the Disappeared

Viver é urgente!
Grande Abraço,
Daniel Ladeira – professorladeira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário