segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Soneca depois do almoço melhora desempenho intelectual






Você com certeza já sentiu uma moleza depois do almoço e sonhou com uma caminha logo ali ao lado no escritório. Esse sonho pode se tornar realidade pois muitas empresas estão reconhecendo que a soneca depois do almoço pode ajudar seus funcionários a repor as energias e ficarem com o raciocínio mais rápido.

O hábito de dormir após o almoço é antigo. Em Madri, na Espanha a famosa sesta ou siesta é prática diária, inclusive muitas lojas fecham por 3 horas para o almoço. Os italianos e portugueses também curtem um descanso depois de se deliciarem à mesa.

A origem da palavra sesta vem do latim sexta e quer dizer meio-dia, a sexta hora do dia romano que se inicia às seis da manhã. Há relatos de que a sesta surgiu como uma reação ao clima e que por isso as pessoas optavam por dormir nas horas mais quentes do dia e trabalhar nas horas mais frescas.

Um estudo da Universidade californiana de Berkeley revela que a sesta pode tornar as pessoas mais inteligentes, pois serve para descansar o cérebro e melhorar a capacidade de aprendizagem. O sono facilita o armazenamento da memória a curto-prazo e permite espaço para novas informações.

Algumas empresas criaram espaço para que os funcionários possam tirar um cochilo após o almoço, com sofás, pufes e até redes e quem quiser dar uma descansadinha pode ficar à vontade. Para quem não tem essa sorte, já existem locais onde é possível alugar salas para descanso por períodos de 20 a 40 minutos, como na clínica de sono Pausadamente, no centro do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o restaurante Bello Bello oferece desde 2004 a seus clientes o Espaço Soneca – um ambiente reconfortante, bem isolado da agitação do comércio da vizinhança, no bairro de Pinheiros. “

Há regras para ter uma boa sesta: é preciso estabelecer o tempo limite de descanso, para não atrapalhar o sono da noite. “O cochilo entre 15 e 30 minutos pode ajudar. Não pode durar mais do que isso para evitarmos a inércia do sono, quando a pessoa acorda com sensação de canseira, mais lenta, como se o corpo ainda estivesse dormindo”, explica Stella Tavares, neurofisiologista do Hospital Israelita Albert Einstein e autora do livro Durma Bem, Viva Melhor.

Até a próxima!

Fonte: Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário