quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobá






Na década passada, o Brasil passou por uma adaptação ao paladar japonês. Muitos restaurantes japoneses foram abertos e modificados respeitando características e gostos do brasileiro, sendo o rodízio o estilo escolhido para propagação. A Abresi, Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, em um recente estudo, constatou que na capital de São Paulo há 600 restaurantes japoneses contra 500 churrascarias.

A aceitação do povo brasileiro dessa nova culinária se deve principalmente a difusão da cultura japonesa em nosso meio ao longo do tempo. Espalhados por todos os cantos do Brasil, especialmente em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, é possível encontrar restaurantes de cultura japonesa dos mais tradicionais aos mais modernos adaptados ao tempero brasileiro.

O Sobaria é um restaurante sul matogrossense situado na região da Vila Mariana, na capital de São Paulo. O forte lá são as carnes, pratos típicos como sopa paraguaia, e o sobá, meu favorito.

Porém, o que tem a ver comida japonesa e um restaurante sul matogrossense? Não sei se você sabe, mas a porcentagem de japoneses e seus descendentes no Mato Grosso do Sul é bastante alta - principalmente originários de Okinawa. Com isso, a culinária também foi bastante influenciada.

Soba é o macarrão - alguém aí lembrou de yakissoba? Já o sobá é um prato típico sul matogrossense encontrado em feiras livres, barraquinhas e restaurantes. Foi trazido pelos imigrantes japoneses especificamente da ilha de Okinawa, que se estabeleceram na região a partir de 1908. Como crença, o prato é degustado na passagem de ano, ajudando a atrair riquezas. O macarrão, fino e longo, simboliza longevidade, pois lembra a barba e os cabelos brancos dos deuses.
O prato é basicamente feito de macarrão, omelete cortado em tiras, muita cebolinha e algum tipo de carne ou shitake. O caldo que mantém aquecido os ingredientes é feito à base de shoyu.

Na Sobaria é possível encontrar o sobá em dois tamanhos, médio (R$ 20) e grande (R$ 24).

Se você gosta de tomar um “abre o apetite” antes, experimente a cachaça Taboa feita de mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais. Outra boa opção é o tereré, bebida feita de erva mate e servida gelada com gotas de limão. Alguns adicionam sucos e até refrigerantes.

Na sua cidade tem algum restaurante que faça o Sobá ?
Mande para mim ou comente aqui na coluna para divulgarmos.

Itadakimasu !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário